Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de artigos

 Como escolher
 Quem são eles
 Terrários


Tartarugas

 Tipos de tartarugas
 Tartarugas aquáticas
 Tartarugas terrestres
 Diferenciação de sexo
 Tigre d'água
 Jabuti
 Doenças
 Legislação


Menu de serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos



Criação de jabutis

Criação de jabutis

Criação em cativeiro:

De acordo com todos os censos de répteis dos zoológicos do Brasil, o Geochelone carbonaria é a espécie mais comum. Esse fato também se verifica nos domicílios. É uma espécie que se adapta ao cativeiro facilmente. Segundo a instrução normativa do IBAMA n.º 001/89, todas as espécies precisam regular sua temperatura corpórea por exposição direta ao calor ambiente seja ele de fonte natural ou artificial, ou contato direto com superfícies aquecidas.

Todos os alojamentos devem ter local sombreado, todos os alojamentos devem ter piso ou de areia ou de terra, grama (natural ou artificial) ou folhiço. Todo animal deve ter fácil acesso a água de beber. Devem ter substrato propício para a desova, os locais onde são criados quelônios adultos. 

Até 10 cm de comprimento de carapaça, a densidade máxima de ocupação é de 10 animais por metro quadrado. Animais com 10 à 20 cm de comprimento de carapaça, devem Ter uma densidade máxima de ocupação de 10 animais por cada quatro metros quadrados. Animais com comprimento de carapaça  com mais de 20 cm devem ocupar uma área de 10 animais por cada vinte metros quadrados. 

Da mesma maneira que a  Trachemys dorbignyi, o jabuti necessita receber luz ultravioleta (UVB) ou de fonte natural (luz do sol direta) ou através de lâmpadas que emitem esse comprimento de onda. A distância a ser mantida a lâmpada do animal é de no máximo 30cm para que as células basais da pele possam sintetizar o precursor da vitamina D3. 

Podem ser criados em gramados e jardins, mas deve-se ter muito cuidado com lagos, piscinas pois podem cair e se afogar. Não devem ser criados em piso áspero como cimento (isso causa lesões no plastrão do animal).

Necessitam também de fonte de calor artificial (se mantido em jardim ou gramado, igualmente: o animal precisa de uma fonte adicional de calor) tal como HEAT ROCK (pedra térmica), ou HEAT PAD (colchão térmico). Existem várias marcas. Para os animais criados em recintos grandes e jardins, há necessidade de se construir abrigos aos animais, iglus de alvenaria, por exemplo, que permitam a fácil entrada do animal. Dentro do iglu, deve existir um colchão térmico.


Gustavo Henrique Pereira Dutra
médico veterinário (CRMV SP 11412)
Medicina Veterinária de répteis.

Webanimal
www.webanimal.com.br




lado1
pixel

livro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo



quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2014