Cadastre seu e-mail e receba informativos
AQUÁRIOS

 Biologia do aquário
 Decoração
 Filtragem
 Iluminação
 Montagem do aquário
 PH
 Temperatura


PEIXES

 Colocando no aquário
 Escolhendo o peixe

 Betta Splendens


DOENÇAS

 Bactérias
 Fungos
 "Olhos inchados"

 Parasitas
 Protozoários


Menu de serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários

 TV Webanimal videos



Instruções Básicas para a montagem de um aquário de água doce.

1. Devemos lavar bem o  aquário com água em abundância para tiramos qualquer resíduo de produtos químicos ou sujeira dos vidros, tomando sempre o cuidado de evitar o uso de sabão ou detergente, pois qualquer resíduo é muito prejudicial para os peixes e plantas.

2. Com o aquário limpo e seco devemos colocar as placas do filtro biológico sobre fundo do aquário; a seguir, fixamos as torres no filtro biológico onde serão instaladas as bombas submersas.

3. Sobre o filtro biológico colocaremos o cascalho, numa camada que pode varia de 3 a 10cm, dependendo do tamanho do aquário e de como você quer a sua decoração. Em cima do cascalho colocamos as rochas e troncos.


esquema de montagem de um aquário usando filtro
biológico com bomba submersa

4. Após o cascalho e a decoração estarem colocados, devemos começar a fixação das plantas (naturais e/ou artificiais), tomando o cuidado de fixarmos suas raízes bem firmes no cascalho para que elas não se soltem quando formos encher o aquário com água.

5. A seguir, devemos instalar as bombas submersas em cima das torres do filtro biológico, o filtro externo no alto da parede posterior do aquário (opcional), o termostato com aquecedor em uma posição onde o fluxo de água seja constante para que a temperatura seja distribuída uniformemente por todo aquário.

6. Com todos os equipamentos fixados e posicionados corretamente, devemos começar a encher o aquário com água. Para que a decoração e o cascalho não fiquem desarrumados com a força do jato de água, podemos usar um pequeno truque como vemos na figura.  Assim que completarmos o aquário com água devemos usar um desclorificante para eliminarmos o cloro da água.

7. Com o aquário cheio de água, vamos ligar todos os equipamentos para termos certeza de que esta tudo funcionando perfeitamente. Também devemos regular o termostato na temperatura desejada.

8. Por fim, falta apenas a colocação das tampas de vidro e a calha com a iluminação.

9. Agora que esta tudo pronto devemos esperar pelo menos de 2 a 3 dias antes de colocarmos os peixes no aquário. Esse período de tempo é muito importante para que a temperatura se estabilize, os filtros comecem a operar de uma maneira eficiente, e para que possamos verificar se o aquário não tem nenhum vazamento.

Fábio Luiz Suzuki
Aquarista e criador de peixes ornamentais

Webanimal
www.webanimal.com.br




lado1
pixel

livro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo



quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2014