Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de artigos

 A chegada do filhote
 A escolha do filhote
 Castração
 Conheça os gatos
 Cuidados básicos
 Dúvidas frequentes
 Escolhendo o gato
 Gato perdido!
 Mordidas de gato
 Onde comprar
 Pelagem
 Posse responsável
 Vacinação
 Viajando com o gato

 Entidades protetoras


Comportamento

 Arranhar/Afiar unhas
 Catnip
 Comer grama
 Convívio com cães


Reprodução

 Acasalamento
 Cio
 Ciclo Reprodutivo
 Desmame do filhote
 Gestação
 Parto


Saúde

 Diagnósticos
 Doenças
 Gatos idosos
 Odontologia
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Reprodução
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos





Sphynx


Vande Bald's Lichen Aloha Nakit

Histórico da raça

Oficialmente, o Sphynx originou-se no Canadá em 1966 com o nascimento de uma ninhada de gatinhos sem pelos. A causa foi uma mutação genética ocorrida espontaneamente. Observou-se essa mesma ocorrência em outras partes do mundo. Europeus e norte-americanos começaram a se interessar pelos "gatos sem pelagem" e a raça foi desenvolvida e aprimorada, dando origem ao atual Sphynx, também conhecido como Gato Esfinge ou Pelado Canadense.

Temperamento

São gatos bastante dóceis, carinhosos e apegados aos donos. Muitos chegam a comparar seu temperamento com a de um cão, sempre seguindo as pessoas em busca de afagos, brincadeiras e atenção. É um animal que se adapta bem à presença de crianças, cães e outros gatos. Não vive bem sozinho, preferindo sempre companhia.

Características

Embora seja considerado um animal sem pelagem, o Sphynx possui uma fina penugem. Sua pele ao toque se assemelha à casca de pêssego, macia e "quente". Alguns pelos verdadeiros podem aparecer na parte superior do focinho, orelhas e ponta da cauda, mas são bem discretos. Todas as colorações são aceitas e podem ser uniformes ou bicolores. Os filhotes nascem com a pele bastante enrugada, mas perdem as rugas ao se desenvolverem.

Sphinx não são gatos hipoalergênicos, ou seja, pessoas alérgicas a gatos podem ser alérgicas a animais dessa raça. Na maioria dos casos, a causa da alergia é a descamação da pele, saliva ou urina do felino e não a sua pelagem.

Sua estrutura se semelhante aos gatos orientais, ou seja, bastante longilíneo. Tem orelhas bem maiores que os demais gatos e chegam a parecer até desproprorcionais em relação à cabeça. Seus olhos também são grandes e proeminentes. A primeira impressão quando se olha um Sphynx é a de um gato feio, mas seus donos são unânimes em afirmar que basta ficar alguns minutos perto dele para se apaixonar por seu temperamento e afetuosidade.


Filhote com três semanas

Cuidados especiais:

Por seu um gato bem diferente das demais raças, o Sphynx realmente necessita de algums cuidados. A falta de pelagem faz com que o animal sinta bem mais frio que os outros felinos. Por isso, o Sphynx gosta de se aninhar no dono e não suporta bem temperaturas baixas. Para compensar o frio causado pela perda de calor através da pele, o Sphynx ingere uma quantidade de alimento maior que as outras raças.

É um gato que necessita de banhos regulares, pois a gordura produzida por sua pele não é absorvida na pelagem. Isso faz com que ele se suje mais rápido. Acostumando o filhote desde cedo aos banhos, não haverá dificuldade de higienizá-lo na fase adulta. Alguns donos utilizam apenas um pano úmido para limpar seus gatos.

O Sphynx deve ser criado em ambientes internos. Quando exposto ao sol pode ter queimaduras e desenvolver câncer de pele.

A raça pode ser acometida por uma doença genética que leva os gatos a apresentarem problemas cardíacos (Cardiomiopatia Hipertrófica). É uma doença comum nos gatos em geral, mas que se manifesta com maior frequência nos Sphynx. O diagnóstico é feito através de ecocardiograma. Os bons criadores testam todos os gatos de seu plantel e não permitem que animais portadores da doença acasalem.

Afora esses pequenos cuidados especiais, o Sphynx é um gato robusto e saudável. Uma ótima companhia para quem quer ter um amoroso animal de estimação.

Fotos:
http://www.vandebald.co.za (África do Sul)


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)


Webanimal
www.webanimal.com.br



Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016