Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de artigos

 A chegada do filhote
 A escolha do filhote
 Castração
 Conheça os gatos
 Cuidados básicos
 Dúvidas frequentes
 Escolhendo o gato
 Gato perdido!
 Mordidas de gato
 Onde comprar
 Pelagem
 Posse responsável
 Vacinação
 Viajando com o gato

 Entidades protetoras


Comportamento

 Arranhar/Afiar unhas
 Catnip
 Comer grama
 Convívio com cães


Reprodução

 Acasalamento
 Cio
 Ciclo Reprodutivo
 Desmame do filhote
 Gestação
 Parto


Saúde

 Diagnósticos
 Doenças
 Gatos idosos
 Odontologia
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Reprodução
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos





Dicas úteis para prevenção de FLUTD

Podemos apenas trabalhar em cima dos fatores conhecidos como fatores de risco, justamente por serem esses os únicos na qual podemos interferir para auxiliar a prevenção de FLUTD.

Alimentação: Fornecer um alimento completo e balanceado, de preferência industrializado, de ótima qualidade. Com isso, o animal irá receber a quantidade necessária de nutrientes com uma alta taxa de digestibilidade (reduz perda de água nas fezes).

Devemos conhecer a maneira que nosso animal se alimenta, isto é, se ele ingere grandes quantidades de alimento de uma só vez, ou pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Se o seu animal se enquadra na primeira opção, mude gradativamente a maneira dele ser alimentado, dividindo a mesma quantidade diária fornecida em pelo menos 4 vezes ao dia. Isso fará com que ele não tenha um aumento exagerado do pH urinário, que ocorre entre 2 e 6 horas após a alimentação, pois as quantidades fornecidas serão menores. O pH urinário é fator determinante para o aparecimento de urólitos. O alimento úmido (enlatado) é uma excelente opção, pois além de ser completo e balanceado, possui uma alta porcentagem de água, promovendo o aumento do volume urinário e diminuindo a concentração de solutos na urina. Pode ser administrado isoladamente ou em conjunto com o alimento seco (ração).

Ingestão de água: Mais uma, vez será necessário conhecermos bem os hábitos do nosso animal, pois alguns deles preferem beber água corrente ao invés de beber nas vasilhas. Por esse motivo pensamos, às vezes, que o nosso animal não bebe água, pois nunca o vemos chegando até a vasilha. Porém, quando abrimos a torneira da pia ou do tanque, ele rapidamente dá um salto para saciar a sede. Nesses casos, podemos em alguma hora do dia deixar a torneira pingando, para que ele não deixe de ingerir água. O gato prefere água limpa e fresca, portanto devemos estar atentos a isso e sempre trocar a água das vasilhas. Também recomenda-se que sejam colocados mais bebedouros ou vasilhas em locais diferentes da casa, para que ele tenha sempre água à disposição quando desejar. Nunca deveremos nos esquecer que a água é um fator muito importante na prevenção de FLUTD.

Bandejas Sanitárias: Devemos estimular o animal a urinar com frequência, assim a urina dele não ficará concentrada. A caixa ou bandeja sanitária deverá estar sempre limpa e em número adequado à quantidade de animais na residência. Se a caixa for sujada por outro animal ou por ele mesmo, e demorar a ser limpa novamente, esse animal irá segurar o tempo máximo que ele puder aguentar para fazer suas necessidades novamente. Isso poderá aumentar a concentração da urina. Se as caixas não puderem ser limpas imediatamente após o uso, deve-se então ter, no mínimo, duas caixas por animal. Os gatos são extremamente higiênicos, e não fazem suas necessidades em locais já sujos ou perto do local onde recebem o alimento.

Sedentarismo: Estimule o seu animal com brincadeiras ou passeios diários. A redução da possibilidade de obesidade ou estresse é vista como uma ajuda fundamental. Se o seu animal já for castrado, a obrigatoriedade desse estímulo é maior.

página anterior


Marcelo de Souza Campos
médico veterinário (CRMV SP 6503)

Webanimal
www.webanimal.com.br



Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016