Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de artigos

 Chinchilas
 Ferrets
 Gerbils
 Hamsters
 Porquinhos da Índia
 Coelhos


Menu de serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos




Alimentação natural para animais exóticos


Animais exóticos têm conquistado cada vez mais o coração e os lares dos brasileiros. Hamsters, furões, lagartos e tartarugas dividem o espaço que antes era praticamente exclusivo de cães e gatos. Mas para mantê-los com saúde, é imprescindível tomar uma série de cuidados.

Por isso, se você está pensando em adquirir um ou se já tem em casa, preste atenção a alguns pontos:

- Antes de comprar o pet exótico, certifique-se junto ao IBAMA (órgão nacional regulador) de que a espécie e o criador são legalizados. Além disso, alguns animais têm restrição por estado, fique atento!

- Não adquira o pet por impulso, os cuidados demandam tempo e atenção. E algumas espécies, como as tartarugas, vivem muito tempo.

- O cuidado com a saúde requer veterinário especializado em animais silvestres. Procure um profissional de confiança, especialista nesse tipo de animal.

- A alimentação deve ser criteriosa, levando em conta os hábitos naturais da espécie escolhida. Oferecer animais vivos aos pets como forma de alimentação resgata o instinto de caça dos animais, por exemplo, além de serem muito nutritivas. Em lojas especializadas já é possível encontrar tenébrios, baratas e grilos vivos para esse fim.

hamster


Regularização


Só estão isentos de controle de venda as espécies consideradas domésticas, como cães, gatos e hamsters, por exemplo.
No estado de São Paulo, para ter em casa um dos animais silvestres nativos abaixo, é preciso que ele seja adquirido de empreendimento autorizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), a venda seja acompanhada de nota fiscal e o animal tenha marcação individual.
A importação de invertebrados, anfíbios e répteis está proibida desde 1998. Só podem ser adquiridos animais criados no Brasil, por criadouros autorizados.

·         Arara
·         Tucano
·         Curió
·         Trinca-Ferro
·         Canário
·         Teiú
·         Coruja
·         Tartaruga tigre d’água
·         Ghekko
·         Camaleão
·         Cobra
·         Aranha

É proibida, no estado de São Paulo, a criação e comercialização de iguanas. Os furões, cuja demanda cresceu nos últimos anos, só podem ser importados e comercializados depois de castrados.

Insetos vivos para alimentação de pets silvestres ou exóticos

A empresa Safari, especializada na criação de insetos, acaba de disponibilizar ao mercado PET diversas opções para alimentação de animais exóticos. São grilos, baratas e tenébrios, comercializados vivos nos pet shops, dentro de pequenas embalagens especiais, desenvolvidas para que garantam a possibilidade de consumo em até de 30 dias.  “Os insetos têm alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade. Além disso, fornecer alimento vivo aos animais estimula o contato com a natureza e diverte o bicho e o dono”, afirma Eduardo Matos, proprietário da Safari.

Todos os insetos da Safari são produzidos em uma fazenda localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. A criação possui Título de Estabelecimento Relacionado, com aprovação do Ministério da Agricultura e responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo.

O “cardápio” oferecido pela Safari é composto por: grilo preto (Gryllus assimillis), tenébrio gigante Zophobas morio), tenébrio comum (Tenebrio molitor), barata cinérea (Nauphoeta cinérea) e barata blaberus (Blaberus giganteus). Em breve, a espécie barata madagascar (Gromphadorhina portentosa)também fará parte da produção que, hoje, já soma milhões de insetos.

https://www.facebook.com/safarinsetos

Webanimal
www.webanimal.com.br

 



Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016