Perdi meu cão!!!

Não há medo maior para um proprietário do que a perda ou o desaparecimento de seu cão. E isso não é uma coisa impossível de acontecer. O que fazer?

Se o seu cão tem uma identificação, será muito mais fácil encontrá-lo. A partir do momento em que seu cachorro começa a sair na rua, ele deve estar identificado. Há vários tipos de identificação:

Plaquinhas: as convencionais plaquinhas penduradas na coleira são um método barato e eficaz. Gravando na placa o nome e o telefone do proprietário, fica bem fácil devolver um cão perdido.

Microchip: através da implantação de um pequeno microchip sob a pele do animal, o cão fica registrado em uma central que detém as informações do animal e do proprietário. É um método que permite também a identificação de cães roubados, pois não há como alterar o microchip.

Tatuagem: usada por canis para identificar ninhadas e também para registro de animais.

O que fazer se você achou um cão perdido?
Quando o animal não tem identificação fica mais difícil e, às vezes, impossível seu retorno para casa. Quem acha um cão perdido deve comunicar às clínicas veterinárias e pet shops das imediações, pois o cão provavelmente será cliente de uma delas. Deixe cartazes nesses locais avisando sobre o animal encontrado, além de lugares com grande circulação de pessoas (bancas de jornal, padarias, supermercados...).

Anuncie na seção 'achados e perdidos' de sites sobre animais (clique aqui) e de relacionamento, como o twitter.


O que fazer se você perdeu o seu animal?
O proprietário deve procurar no Serviço de Zoonoses da sua cidade (carrocinha) imediatamente. Mesmo que o cão não esteja lá, comunique as características do animal e deixe um telefone para contato.


Contate todas as clínicas veterinárias e pet shops do bairro e redondezas. Quem acha um cão perdido normalmente se dirige a um desses lugares para deixar o animal, obter informações ou tratá-lo, em caso de acidentes (atropelamentos, p.ex.). Faixas, cartazes em locais públicos como bares, supermercados e bancas de jornal, são um bom caminho para que a pessoa que achou o cão possa saber como devolvê-lo. 

Anuncie na seção 'achados e perdidos' de sites sobre animais (clique aqui). Também contate sites de entidades protetoras em seu estado. Pode ser que seu cão tenha sido acolhido por uma delas. Muitos desses sites publicam fotos de animais encontrados que aguardam um novo dono.

Mantenha seu cão sempre com uma identificação!


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)


Webanimal
www.webanimal.com.br