/ Cachorro precisa de roupa no frio? - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



Roupas para cães

Roupas para animais: é preciso?

Algumas pessoas questionam sobre o uso de roupinhas em cães: é necessário ou trata-se apenas de um "luxo" dos donos?

O cão possui uma camada de pelos que o aquece nos dias mais frios. Algumas raças como o Husky Siberiano, Terra Nova e outras, possuem duas camadas de pelos, além de uma grossa camada de gordura sob a pele. Para esses cães, o frio não é problema e a roupa é dispensável. No entanto, as raças de pelagem curta e até mesmo raças com pelos mais longos, mas que não possuem adaptação para o frio, sofrem com temperaturas baixas. Nesse caso, a roupinha é necessária para aquecer o animal e não é apenas um luxo do dono.

Na natureza, os cães selvagens e lobos têm as tocas para se abrigarem e dormem uns próximos aos outros para se aquecerem no frio. Além disso, estão naturalmente adaptados às baixas temperaturas, o que não ocorre com muitas das raças de cães criadas pelo homem.

roupa para cachorro

O uso de capinhas de chuva pode parecer um grande supérfluo para alguns, no entanto, animais idosos e/ou com alterações de coluna, podem ter problemas ao se molharem nos dias frios e chuvosos. Isso sem contar com o odor da pelagem, o conhecido "cheiro de cachorro molhado". Portanto, se o cão tomar chuva, deve ser seco para não cheirar mal. Se usar uma capa para os passeios nos dias de chuva, melhor.

Em países com temperaturas muito baixas no inverno, o uso de sapatos evita que os cães queimem as patas na neve. Os sapatos também podem ser usados no verão, durante os passeios, para evitar queimaduras nas patas. O ideal, na verdade, é que você não leve seu cão para passear em horários muito quentes. Sapatos também servem para proteger as patas da umidade, a maior causadora de dermatites. Eles também podem ajudar a manter curativos e isolar a pata machucada do solo. Um aviso: cães odeiam os sapatos, por isso, use apenas quando for necessário. Forçar o cão a usar sapatinhos apenas para que ele não suje as patas nas ruas não é algo confortável para o cão.

Devemos ter em mente que a roupa em geral pode ser um grande incômodo para nossos amigos, quando o seu uso não passa de uma tentativa do dono de "humanizar" o animal. No mercado, existem todos os tipos de acessórios, de bonés e gravatas a fantasias para cães.

sapato para cachorro

Nosso conselho: use em seu animal apenas o que é necessário (para aquecê-lo no inverno, por exemplo) ou em ocasiões especiais. Cuidado para não ridicularizá-lo. O que pode parecer "bonitinho" para você, pode ser detestável para ele. Não insista se o cão não quiser usar a roupinha, mesmo que seja para protegê-lo do frio. Dê-lhe o direito de escolher o seu próprio "guarda-roupa". Roupas de lã podem agravar o quadro de animais alérgicos e provocar muitos nós nos pelos de raças de pelagem longa como yorkshire, maltês, lhasa apso etc. Roupas em gatos, nem pensar. Os bichanos são espertos e procuram lugares quentes no inverno. Detestam roupas ou qualquer outro acessório.

O melhor a fazer é aceitarmos a vontade de nossos animais para que se sintam confortáveis e felizes, com ou sem roupas.



Silvia Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

Webanimal
www.webanimal.com.br




Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016