/ Transforme seu cão num personal Trainer - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



Exercícios com o cachorro e o dono

Transforme seu cão num personal trainer

Você é uma pessoa sedentária? Fica em frente ao computador horas e horas, mas nada de se exercitar? Não é necessário dizer que a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Através da atividade física você: aumenta a auto-estima e capacidade mental, eleva os níveis do "bom colesterol" no organismo, melhora estados depressivos, diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, diminui o "stress" e tem um sono mais tranqüilo.

Se você é o feliz proprietário de um cão, saiba que ele necessita de exercícios físicos diários pelos mesmos motivos que você e, o que é mais importante, ele precisa se SOCIALIZAR. O cão necessita passear bastante para se acostumar com pessoas e outros animais. Cão feliz não é aquele que passa o dia todo preso em uma lavanderia, num canil ou num pequeno quintal. Por mais carinho que você dê a ele... Clique aqui e saiba com detalhes o porquê do seu cão precisar de passeios diários. Cães de apartamento devem sair à rua três vezes ao dia.

Pensando no seu bem estar e do seu amigão, que tal fazer dos passeios diários com seu cão, um momento para os dois se exercitarem? Seu cachorro pode ser um ótimo personal trainer!

Programa de treinamento dono-cão:


Maneira correta de conduzir o cão

Caminhar com seu cão para se exercitar é bem diferente de levá-lo para passear. No passeio você permite que seu cão faça várias paradas para urinar, defecar e cheirar tudo. Na caminhada ele terá que andar no seu ritmo, sem paradas. Adote uma postura mais séria e seu cão entenderá que aquele é momento de caminhar.

Dicas para você:

Se você não costuma andar regularmente, comece caminhando aos poucos, seguindo o esquema abaixo:
1ª semana:
- Jovem sedentário - 30 minutos / dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 30 minutos /dia - 3 vezes por semana
2ª semana:
- Jovem sedentário - 45 minutos /dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 45 minutos /dia - 3 vezes por semana
3ª semana:
- Jovem sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 60 minutos /dia - 3 vezes por semana
4ª semana:
- Jovem sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana (caminhada acelerada)
- Idoso sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana

Use roupas confortáveis que não atrapalhem o movimento. Prefira camiseta com tecido dryfit, telado ou algodão (este absorve o suor, mantendo o tecido úmido, o que não é o ideal). Shorts, bermuda ou calça de tectel, suplex, nylon ou microfibra. Evite lycra e jeans.

É importante que você use um calçado apropriado para caminhadas. Use tênis, de preferência aqueles especiais para Jogging, pois absorvem o impacto, evitando lesões.

Procure alongar-se antes e depois da caminhada. (clique aqui e aprenda a fazer alongamento).

É importante também a hidratação. Cerca de 30 minutos antes da caminhada, procure consumir de 1 a 3 copos de água. Durante o percurso, beba pequena quantidades (leve uma pequena garrafa). Ao final, água a vontade.

Evite caminhar em locais como avenidas movimentadas. Inalar grandes quantidades de monóxido de carbono é prejudicial à saúde.

Dicas para o seu cão:

Prefira caminhar no início da manhã ou final da tarde. Seu cão não possui mecanismo de sudorese (cães não suam!) e seu amigão pode ficar muito ofegante e cansado sob temperaturas altas. Além disso, as 'almofadas' das patas podem sofrer queimaduras se o chão estiver muito quente.

Deixe que seu cão urine antes de começar uma caminhada.

Cães idosos (acima de 7 anos), com problemas de coluna, displasia coxo-femural em grau elevado ou alterações cardíacas, não devem ser submetidos a exercícios físicos intensos.

Cães obesos devem caminhar para perder peso, mas cansam com mais facilidade. Mas vá num ritmo mais lento no início.

Você deve ingerir bastante água e seu animal também. Porém, seu amigão deve beber água em pequenas quantidades. A ingestão de grandes quantidades de água, de uma só vez, pode causar torção total ou parcial do estômago dos cães.

Para que o cão acompanhe seu ritmo, você deve conduzi-lo da maneira correta. Leve-o sempre do seu lado esquerdo e segure a guia com as duas mãos (foto). Não deixe que ele o arraste, pois a má postura não fará bem para a sua coluna.

Você pode levar o cão com guias extensoras que permitem que ele tenha bastante mobilidade, mas apenas quando ele já estiver acostumado a acompanhá-lo.

Se perceber que seu cão quer parar por cansaço, respeite o ritmo dele. Deixe que ele descanse e ofereça um pouco de água. Se ele se cansa muito depressa, procure o veterinário.

Recompense seu cão após a caminha oferecendo um petisco canino ou um brinquedo. Isso o condicionará que ele deve se comportar da melhor maneira para receber seu "pagamento".

Com o tempo, você e seu cão passarão a ter prazer nas caminhadas e farão delas uma saudável rotina. E não pense que você poderá faltar à aula. Seu personal trainer de quatro patas nunca estará indisposto ou sem vontade de "treinar".

Agradecimentos ("dicas para você"):
Alessandra Wehb D'Angelo
Fábio Campos Macedo
(personal trainers)


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

Webanimal
www.webanimal.com.br




Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016