/ Homotoxicologia veterinária - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



Homotoxicologia em cães e gatos

Homotoxicologia

A homotoxicologia, "a ponte entre Alopatia e Homeopatia", como é conhecido na Europa, termo em latim que significa estudo das toxinas humanas, é uma terapêutica que trata enfermidades de uma forma biológica. Foi desenvolvida pelo médico alemão Hans-Heinrich Reckeweg, em 1952. Enfermidade é definida como um conjunto de reações defensivas contra a ação desta toxina, sejam elas de origem externa ou interna.

Como toxinas externas podemos citar: alimentos, medicamentos químicos, inalação (fumaças diversas, produtos químicos), as toxinas internas são em geral fruto de problemas psicológicos como os afetivos, sociais, de medo, rejeição, stress, etc..

O organismo agrupa um conjunto de órgãos e funções que atuam unidos na luta contra as homotoxinas, que por meio das vias fisiológicas de eliminação, vão inativá-las ou expulsá-las, buscando assim o estado de equilíbrio e saúde.

No caso de o corpo não conseguir expulsar as toxinas, ocorrerá acúmulos de toxinas e diversas reações químicas, como inflamação. Patologias futuras poderão aparecer se essas reações não forem tratadas biologicamente, isto é, se o corpo não for estimulado a expulsar estas toxinas.

Os medicamentos homotoxicológicos vão ativar e melhorar as defesas naturais do organismo. Como isto é feito? O medicamento biológico ensina o corpo a agir, ao invés de agir por ele. Caso venha a surgir uma patologia parecida no futuro, o corpo terá aprendido a reagir e precisará de menos medicamentos ou nenhum para combater a doença. Já os medicamentos (fármacos-químicos) agem pelo corpo, realizando o trabalho que o organismo deveria fazer por si só. É por isso que o paciente terá que tomar doses no mínimo equivalentes às que tomou anteriormente para acabar com os sintomas da doença.

A Homotoxicologia e a Homeopatia têm como semelhanças às substâncias contidas nos remédios, que estão diluídas e dinamizadas homeopaticamente, e os princípios de similaridade empregados.

A diferença entre o método homeopático e o homotoxicológico é que com boa parte dos remédios homeopáticos ocorre somente ação energética devido ao alto grau de dinamização (não possui mais matéria), os remédios homotoxicológicos conferem também a ação física. Outra diferença é que grande parte dos remédios encontra-se em "acordes de Potência", isto é, dentro do mesmo medicamento tem-se vária diluição do mesmo princípio ativo, potencializando sua ação. Não existindo interação com medicamentos alopáticos ao contrário dos homeopáticos, podem ser usados de modo complementar.

Os medicamentos anti-homotóxico são administrados nas seguintes vias: VO, SC, IM, IV - pomadas (em alguns casos). No caso da Via Oral, as ampolas que são injetáveis podem ser bebíveis além da apresentação em comprimidos e gotas. Os medicamentos injetáveis podem ser por via SC (sub-cutânea), IM (intra muscular), IV (intra venosa).

João Amaro da Silva Barros - pós-graduando em homotoxicologia/IBEHE/SP
Médico Veterinário (CRMV SP 9334)
fone: (0xx11) 5062-5979

Webanimal
www.webanimal.com.br




Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016