/ Homeopatia - Dúvidas frequentes no tratamento de cães e gatos - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



Homeopatia - dúvidas freqüentes

A homeopatia é muito usada em medicina veterinária. A seguir, a médica veterinária Regina Motta esclarece as dúvidas mais comuns sobre os tratamentos homeopáticos.

A homeopatia pode ser usada para tratar qualquer doença?
Em princípio sim, desde que o animal tenha condições orgânicas para responder ao tratamento. Mas é bom ressaltar que a homeopatia não promete milagres, quadros terminais e incuráveis dificilmente serão beneficiados pelo tratamento. Assim como a maioria dos casos cirúrgicos, que devem ser encaminhados para cirurgia.

O tratamento homeopático é lento, ou seja, os resultados demoram a aparecer?
Quando se pensa em tratamento homeopático, logo vem a idéia que a homeopatia é lenta, que cura muito devagar. Isto não é verdadeiro, o que determina a rapidez e eficácia do tratamento é a capacidade de reagir do organismo. Quando medicamos um problema agudo como uma diarréia, por exemplo, obteremos rápida melhora dos sintomas com o uso do medicamento homeopático. Já em casos crônicos onde o problema está instalado no organismo há muitos anos, como algumas dermatites (doenças de pele), é necessário um certo tempo para que o organismo daquele paciente seja capaz de restabelecer o equilíbrio, ou seja, a saúde.


Medicação homepática: glóbulos açucarados ou gotas

É possivel usar tratamento convencional (alopatia) e homeopatia ao mesmo tempo?
Esta associação algumas vezes é possível, porém, o veterinário homeopata deverá ser bastante criterioso na estratégia medicamentosa a seguir. Existem medicamentos incompatíveis como por exemplo corticóides e homeopatia.

Cadelas e gatas prenhez podem tomar remédios homeopáticos ou é preciso interromper o tratamento nessa fase?
Não existem contra-indicações do uso de homeopatia durante a gestação, mas o tratamento deve ser adequado a essa condição.

É necessário dar o remédio homeopático (as 'bolinhas') de meia em meia hora?
Esta é outra lenda. Na grande maioria dos casos o animal deve ser medicado de uma a três vezes ao dia. Apenas em casos muito graves será necessário dar remédios de hora em hora. Mas vale lembrar que no tratamento alopático (convencional), nestes casos, a sucessão de medicamentos a serem administrados também costuma ser intensa.

Os remédios homeopáticos são preparados à base de 'chás'?
Os medicamentos homeopáticos são feitos não somente de plantas, mas também de animais e minerais. Os populares "chazinhos" são infusões de algumas plantas, mas nada têm a ver com a maneira como é preparado o remédio homeopático.


Administração de remédio homeopático

É difícil administrar os remédio homeopáticos aos animais?
A maioria dos animais adora os glóbulos de açúcar. As vezes, ficam até esperando uma dose extra. As gotinhas também são facilmente administradas, já que basta serem pingadas na boca, onde serão absorvidas. Não é necessária aquela desagradável manobra de jogar o remédio "goela à baixo".

Posso recomendar o remédio que curou meu cachorro para o cachorrinho da minha vizinha?
Por melhor que seja sua intenção, provavelmente o cachorro da vizinha não irá se beneficiar do tratamento. Em homeopatia, a escolha do remédio é bastante individual, ou seja, aquele medicamento é bom p/ aquele animal e não para qualquer um que tenha um problema semelhante. A idéia de que 'se não fizer bem, mal também não fará', não é verdadeira. Medicamentos homeopáticos deverão ser receitados exclusivamente por um veterinário homeopata.

O efeito da homeopatia é puramente psicológico?
A medicina veterinária é uma grande prova de que a homeopatia não é sugestão. Os animais não sabem e geralmente não gostam de tomar remédios. Não são capazes de fazer a relação entre ato de medicar e o alívio do sintoma, e mesmo assim melhoram e se curam.

Animais com câncer ou tumores em geral, podem ser tratados com homeopatia?
Nunca obtive a cura do cancêr com a homeopatia, mas podemos melhorar a qualidade de vida destes pacientes com ajuda do tratamento homeopático. Tumores operáveis deverão ser encaminhados para cirurgia.

No caso de cães e gatos muito agitados ou com problemas de comportamento, existe tratamento homeopático para 'acalmá-los'?
Sim, a homeopatia tem grande êxito em transtornos de comportamento. Ela não irá mudar o temperamento de um animal, mas irá equilibrar sintomas comportamentais exagerados.

Existe tratamento homeopático para a epilepsia em animais?
Sim, e os resultados são excelentes. Em muitos casos é possível substituir os anticonvulsivantes pelo tratamento homeopático.

Problemas ortopédicos como displasia, hérnia de disco, 'bico-de-papagaio' e outras, podem ser tratadas com homeopatia?
Tenho vários casos de luxação de patela onde o tratamento homeopático evitou a cirurgia. Nos casos de displasia também vemos um grande alívio ou até mesmo total remissão dos sintomas.

fotos: Regina Motta

Leia mais sobre: homeopatia


Regina Motta - médica veterinária (CRMV SP 4497)
www.homeopatiaparaanimais.com.br

Webanimal
www.webanimal.com.br




Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016