Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia para o dono
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos



Hidroterapia em cães e gatos

Hidroterapia em cães

A hidroterapia é um tipo de fisioterapia que utiliza exercícios na água para recuperar ou melhorar a performance de grupos musculares. É uma terapia bastante antiga, que nas últimas décadas sofreu um impulso maior devido à sua utilização sistemática, basicamente na recuperação de deficientes físicos, e em medicina esportiva.

Em animais é usada há algum tempo, principalmente no treinamento de cavalos de esporte. Nos cães, seu uso tem se intensificado nos últimos anos, inclusive com maior fundamento, baseando-se nos trabalhos realizados em humanos. É crescente, também, o número de profissionais que indicam este tipo de terapia. A literatura, entretanto, apresenta praticamente nenhum trabalho sobre a hidroterapia em cães.

Patologias com possibilidade de melhora - É preconizada em quase todos os problemas em que se procura um condicionamento ou recuperação da musculatura, sem o trauma resultante do impacto causado pela corrida na estrutura esquelética (ossos). Incluem-se artroses, patologias da coluna, tratamentos pós-cirúrgicos em ortopedia e, principalmente, displasia coxofemoral. Na maior parte desses problemas, a hidroterapia é utilizada conjuntamente com outras terapias, inclusive a medicamentosa, mas como como fisioterapia é considerada a melhor opção.

Em número de casos, a displasia coxofemoral é a patologia mais beneficiada pela hidroterapia. O aumento da musculatura da coxa, associado ao efeito anti-inflamatório causado pela vasodilatação devido à temperatura quente da água, melhoram a sintomatologia através do fortalecimento da articulação, com diminuição sensível da dor e claudicação (manqueira).

Vale lembrar que não ocorre cura, e sim regressão apreciável dos sintomas, pela estabilização articular e desaceleração do processo de artrose. Alguns animais apresentam grande melhora, com evidente correção de aprumos e total retorno às atividades físicas. O resultado do tratamento depende da idade, da compleição do cão e do grau de displasia. Animais jovens, com poucas lesões articulares e não obesos, obterão resultados mais rápidos. e evidentes.

Instalações adequadas - Deve-se salientar que o local onde os exercícios serão realizados é bastante importante. A piscina para hidroterapia precisa ser aquecida e coberta, para permitir seu uso durante os períodos frios, em tratamentos longos ou crônicos. A água fria trará um efeito adverso ao esperado, e a friagem após o trabalho físico pode predispor a vários processos respiratórios, principalmente em animais recém-operados. 

Algumas raças apreciam muito os exercícios na água. Cockers, poodles e labradores são exemplos de cães que não precisam de nenhum estímulo adicional, mas animais de outras raças mostram-se um pouco receosos, e é necessário acostumá-los com a imersão na água antes de iniciar o tratamento propriamente dito. A duração, a frequência e a intensidade do tratamento são determinadas pelo animal, pelo tipo de lesão e pela recomendação do veterinário que acompanha o caso.


Renato B. Miracca
médico veterinário (CRMV SP 5195)

Webanimal
www.webanimal.com.br





lado1
pixel

livro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo



quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2014