/ Genética dos cães e gatos - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



Genética dos animais

O QUE É GENÉTICA?

Cientificamente a genética é o estudo da hereditariedade. Uma parte significativa desse estudo trata de que modo os traços biológicos são ou não são passados dos pais para os filhos através do processo reprodutivo.
A genética percorreu um longo caminho. Agora nós sabemos que as instruções para todos os traços físicos e comportamentais são herdadas por cada indivíduo em suas únicas e próprias versões de um código químico: o DNA.

A genética percorreu um longo caminho. Agora nós sabemos que as instruções para todos os traços físicos e comportamentais são herdadas por cada indivíduo em suas únicas e próprias versões de um código químico: o DNA.

O QUE É O DNA ?

O ácido desoxirribonucleico (DNA) é a identidade genética permanente, ou seja, é a "biblioteca" de referência que determina todo o traço hereditário de um organismo vivo. Com exceção de irmãos gêmeos idênticos, cada indivíduo tem o seu próprio e único código de DNA. Irmãos, irmãs, pais e filhos, possuem códigos semelhantes, mas não são os mesmos.

dna

Uma "biblioteca" de referência de DNA não é tão diferente de uma biblioteca de livros. Da mesma maneira que uma informação nas bibliotecas é armazenada em uma sequência de letras que formam palavras e livros, a informação na "biblioteca" de DNA é armazenada em uma sequência de letras químicas, que chamamos de nucleotídeos. Estes nucleotídeos também formam palavras e livros ( ex. genes e "códon" ). Então, quando nós dizemos que cada animal (ou pessoa) tem o seu próprio e singular DNA, o que nós realmente estamos queremos dizer é que cada indivíduo tem a sua própria e singular sequência de nucleotídeos.

Deste modo, a grande variedade de características herdadas que nós observamos nos organismos vivos, basicamente deriva das diferenças individuais existentes nos nucleotídeos que ocorrem dentro da própria molécula de DNA.

DNA, GENES E CROMOSSOMOS

Cada traço genético individual é descrito precisamente em um dos muitos livros armazenados nas prateleiras da sua "biblioteca" de DNA. As prateleiras sobre as quais estes livros são colocados são chamadas de cromossomos. Os livros são chamados de genes, e servem como unidade básica de herança. Cada gene possui um conjunto específico de instruções para a produção de um determinado tipo de proteína. Isto é uma ação coletiva, ou uma inércia, destas incontáveis proteínas que determinam uma característica biológica observável no animal, ou seja, o fenótipo.

Laboratório Cepav - SP
www.cepav.com.br

Webanimal
www.webanimal.com.br





Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016