Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia para o dono
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos



Indicações da fisioterapia

Lesões em Coluna Vertebral:
A Discoespondilose é uma calcificação do ligamento ventral longitudinal, popularmente conhecido como espondilose ou "bico de papagaio". Pode ocorrer por predisposição genética e/ou racial ou devido a uma instabilidade local e desvios posturais, causando dor, desconforto, dificuldade de locomoção e, conseqüentemente, diminuição de qualidade de vida.

Displasia Coxofemural:
É uma condição em que a má formação da articulação coxofemural (mais freqüente em raças de porte grande e fortemente influenciada por fatores genéticos), causa uma instabilidade nessa região, ocasionando subluxação/luxação, rupturas de ligamentos articulares, erosão da cartilagem, e osteoesclerose subcondral, que causam grande dor e desconforto ao animal e, em casos mais graves, até impotência funcional do membro.

Doença do Disco Intervertebral:
O disco intervertebral consiste de um anel fibroso externo e uma camada interna macia como uma gelatina. O anel fibroso externo é mais fino na porção superior do que na inferior, por isso, devido a uma degeneração gradual ou traumática, a porção mais fina superior do anel externo se rompe e o disco forma uma protuberância no canal espinhal, causando dor e, nos casos mais graves, paralisia. Pode ocorrer em toda a extensão da coluna vertebral, sendo mais comum em coluna cervical e tóraco-lombar (áreas de maior instabilidade).

Afecções Articulares:
São umas das indisposições mais comuns na medicina de pequenos animais. São definidas como a perda da integridade do sistema articular (cartilagem, ligamentos, cápsula articular etc.), levando à inflamação em primeira instância e, em processos crônicos, alterações osteo-articulares com diminuição da mobilidade e lubrificação das articulações e conseqüentemente dor.

Lesões Músculo/Tendíneas:
Nesses casos se encontram as contusões e distensões musculares, ou inflamações do tendão, bursa ou grupo muscular, causando dor, impotência funcional e perda na qualidade de vida do animal.

Analgesia e Manejo da Dor:
Eliminação e/ou controle de dor aguda ou crônica através de procedimentos fisioterápicos e acupuntura, auxiliando e potencializando o uso de analgésicos e antiinflamatórios.

Neuropatia Periféricas e Centrais:
Neuropatia é um termo genérico para doenças do sistema nervoso. Entre as causas possíveis temos doenças auto-imunes, doenças infecciosas, trauma, mielopatia degenerativa, lesões iatrogênicas, idiopáticas etc.

Pós-operatório Imediato e/ou Tardio:
A reabilitação pós-cirúrgica ajuda a aliviar a dor decorrente do procedimento, auxilia a reeducação do paciente na sua nova condição, estimula o uso adequado e precoce do sistema músculo-esquelético, evitando assim, possíveis complicações decorrentes de imobilizações inadequadas ou mesmo do desuso.

Eliane Gonçalves
médica veterinária
www.vetspa.com.br

Webanimal
www.webanimal.com.br

versão para imprimir




lado1
pixel

livro

pixel
lado2

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo



quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2014