/ Cães - Dúvidas frequentes - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



Dúvidas frequentes

Onde meu cão pega tanta pulga?

Se o seu cão tiver poucas pulgas, ele pode estar sendo infestado durante os passeios na rua. Se a quantidade for muito grande, deve haver algum foco de pulgas na casa. O animal deve ser tratado com produtos anti-pulgas de duração prolongada e o ambiente deve ser dedetizado. As pulgas adoram carpetes, frestas de tacos e pilhas de jornais velhos para colocarem os seus ovos. Veja: controle de pulgas

Pulgas de cachorro picam as pessoas também?

A pulga dos cães é diferente daquela que ataca os humanos. Como a temperatura do cachorro é maior que a nossa (37-38ºC), a pulga prefere o sangue mais "quentinho". Porém, quando o cão e o ambiente estão altamente infestados, a pulga de cachorro ataca o homem também.

O cão e o ambiente devem ser tratados. Cães com altas infestações de pulgas podem adquirir vermes e se tornarem anêmicos.

Por que a boca dele cheira tão mal?

Na maioria dos casos, a causa é o tártaro que se acumula nos dentes dos cães, principalmente naqueles de mais idade. Problemas digestivos podem causar halitose (hálito ruim ). No caso de tártaro, este deve ser removido pelo veterinário, periodicamente. Quando não removido, além do mal hálito, o animal corre o risco de perda precoce dos dentes. Veja: odontologia

Por que o meu cachorro solta tanto pelo?

Se não houver falhas na pelagem, ele pode estar passando por uma troca de pêlo que ocorre nas mudanças de estações, duas vezes por ano. Caso haja falhas, o veterinário deve ser consultado. Sarnas, micoses, doenças nutricionais, alterações hormonais e outras, podem estar envolvidos. Escovar os cães todos os dias ajudará a troca da pelagem e irá conferir ao animal um pêlo mais saudável e brilhante. Veja: problemas dermatológicos

Como ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo?

O animal deve ser condicionado a isto. Consulte: "xixi e coco no lugar certo"

Devo levar o meu cão quando for viajar?

Consulte a seção "como viajar com o cãozinho"

O que é o verme do coração dos cachorros?

É um verme (Dirofilária) transmitido pela picada de mosquitos infectados. Existem regiões (litoral do Brasil e outras) em que a doença existe, e os cães devem ser medicados mensalmente com vermífugo específico, sob orientação veterinária. Caso a prevenção não seja feita, o verme se desenvolve dentro do coração do animal, causando doenças cardíacas que podem levá-lo à morte. Veja: dirofilariose

Por que os cães se assustam tanto com trovões?

Os cães possuem uma grande capacidade auditiva, e o ruído de um trovão, tiro ou rojão, será ouvido por eles com uma intensidade 4 vezes maior do que nós, humanos. Isto fará com que o animal fique muito perturbado. Os cães ouvem o barulho dos trovões à distância, antes mesmo da tempestade, que está longe, chegar. Dica: coloque algodão no ouvido dos cães em dias de tempestade. Veja: medo de trovões

Posso dar leite para o cachorro?

Sim, desde que ele não apresente diarréia. O cão é intolerante à lactose do leite de vaca , mas muitos tomam o leite sem problemas. O leite pode ser integral, pois a quantidade de gordura do leite da cadela é muito maior, ou seja, em termos de gordura, o leite de vaca é "fraco" para os cães. Como foi dito, se ele tiver diarréia, isto será por intolerância à lactose e não devido ao teor de gordura do leite. Cães adultos alimentados com ração não necessitam de leite na dieta.

Posso dar ossos de galinha para ele comer?

Nem pensar. Lascas de ossos de galinha podem causas sérias perfurações intestinais. Se quiser, dê um osso natural, como joelho ou canela de boi bem cozido. Ou então, ossos de couro à venda em pet shops. Veja: ossos para cães

pixel laranja Por que o cão roí paredes ou come terra?

Pode estar relacionado a deficiências de cálcio e ferro, respectivamente. É comum em filhotes não vermifugados ou que não recebem a quantidade de cálcio suficiente na dieta.

Com que idade posso cruzar o meu cão?

Se for cadela, a partir do segundo ou terceiro cio. Os machos devem iniciar a vida reprodutiva a partir de um ano. Antes disso, ele pode acasalar, mas sem a certeza de fertilização da fêmea.

É verdade que o cachorro tem um osso no pênis?

Sim, o cão possui um pequeno osso em seu pênis. É muito perigoso tentar separar à força o macho da fêmea durante o acasalamento, quando os dois já estão na posição de "traseiro" um para o outro. Esse osso peniano pode sofrer uma fratura causando um grande inchaço e dor ao animal.

As cadelas também tem menopausa?

A menopausa, na espécie humana, é a fase em que a mulher pára de ter ciclos ovulatórios e, portanto, não há mais possibilidade de engravidar. Na cadela isso não ocorre, e fêmeas com idade avançada continuam a ter cios e podem ficar prenhas.

Como faço para o meu cão parar de destruir os móveis?

Primeiro descubra a causa. Nos filhotes é comum pela idade. No adulto, ele pode estar querendo chamar a atenção. Repreenda-o firmemente se pegá-lo na hora do delito. Existem produtos de gosto amargo ou cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops. Esses produtos devem ser passados sobre os lugares que ele gosta de roer, para desestimulá-lo.

Os cães enxergam colorido ou em preto e branco?

Das cores básicas do espectro (amarelo, azul e vermelho) os cães, que têm visão dicromática, ao contrário do homem cuja visão é tricromática, distinguem bem o amarelo, o azul e o branco (somatória das cores) e o preto (ausência delas). Imagine que o cão, ao observar uma roseira, a enxergue em preto e branco, porquanto o verde ele reconhece como preto e o rosa como branco - fosse esta mesma roseira amarela com flores azuis ou azul com flores amarelas, ele a enxergaria com fidelidade de cores! É o que as evidências nos mostram sobre a visão dos cães e gatos. (Prof. J. L. Laus - Unesp)

pixel Meu cão tem 8 meses e cruzou com a minha cadela de 7 anos. Será que ela pode engravidar?

Teoricamente, os machos são férteis a partir de 1 ano de idade, porém, não é raro acontecer de filhotes de pouco mais de 7 meses conseguirem fertilizar a fêmea. Portanto, há alguma chance de sua cadela ficar prenha. Se quiser evitar essa prenhez, leve-a ao veterinário o quanto antes e ele te orientará.

pixel É possível um cachorro não desenvolver os testículos?

Sim, porém é algo muito raro. O mais comum de ocorrer é quando os testículos ficam retidos dentro da cavidade abdominal. É aí que eles se desenvolvem e depois descem para a bolsa escrotal (saquinhos). Esse deslocamento natural pode não acontecer e as pessoas terem a impressão de que os testículos não se desenvolveram.

pixel Será que meu cachorro é bipolar? Tem horas que me lambe e quer carinho, em outras rosna para mim.

Essa "variação de humor" pode tratar-se apenas de dominância. O cão dominante não pede, exige carinho. E só aceita quando estiver disposto, do contrário, rosna e morde para mostrar aos "hierarquicamente inferiores" que ele é o líder e, naquele momento, não quer ser incomodado, e que a pessoa está " tomando muita liberdade" com ele. Assim funciona a hierarquia canina!

pixel Como posso desinfetar um ambiente contaminado com vírus da parvovirose?

Animais doentes eliminam o vírus pelas fezes, urina e vômito. O ambiente fica contaminado e deve ser desinfetado com cloro (água sanitária), assim como as vasilhas utilizadas pelo animal. Cobertores e caminha devem ser descartados, se possível, queimados. Mesmo com essas medidas, não é garantido que o ambiente esteja 100% livre do vírus. É arriscado para cães sem vacina.

pixel Porque os animais não podem receber vacina quando estão com febre?

Qualquer condição debilitante ou de estresse pode fazer com que o sistema imunológico não responda plenamente à vacinação. A febre significa que esse sistema está reagindo a algum estímulo negativo (vírus, bactéria ou inflamação) e ocupado em defender o organismo. Não é o momento ideal para aplicar a vacina.

pixel Adquiri um filhote e ele morreu com uma virose. Desinfetei o ambiente, mas meu cão mais velho não está vacinado. E agora?

Não há o que fazer além de observar o cão adulto por 15 dias. Ao menor sinal de perda de apetite e vômito, leve-o ao veterinário. Se após 15 dias ele estiver bem, é sinal de que está livre da virose. Ele deve ser vacinado anualmente para não correr risco novamente. A vacina é a única forma de prevenção.

pixel Tive um cão que morreu com a doença do carrapato (babesia). Comprei outro filhote, há risco dele pegar a doença? Ela é transmitida no ar?

A babesiose é uma doença transmitida exclusivamente pela picada de carrapatos infectados. Ela não fica no ambiente e nem é transmitida pelo ar. Para proteger o filhote, é preciso tratar o local contra os carrapatos. Ainda não existe uma vacina comprovada que proteja os animais dessa doença.

pixel Minha cadela começou a brigar com a mais velha e urinar pela casa. Está marcando território?

Esse comportamento é comum em machos e incomum em fêmeas, mas não impossível de ocorrer. Primeiro, certifique-se que ela não está com infecção urinária que pode causar sintomas semelhantes. Converse com o veterinário para fazer um exame de urina. Se for apenas demarcação, é preciso castrá-la para tentar inibir esse comportamento.

pixel Meu gato faz força para urinar e mia, mas não sai uma gota. Ele tem que tomar algum remédio diurético?

É comum em gatos a obstrução da uretra causada por cálculos ou uma substância tampão. Seu gato não precisa de diuréticos, pois ele produz urina, mas não consegue eliminá-la. É preciso levá-lo ao veterinário com urgência para que a bexida seja esvaziada.

Mais dúvidas: Clique aqui!

ATENÇÃO: Esta seção irá esclarecer dúvidas corriqueiras e curiosidades. Em hipótese alguma irá sugerir diagnósticos ou tratamentos. O veterinário do seu animal é a pessoa mais indicada para essa finalidade.


Silvia Parisi
médica veterinária (CRMV SP 5532)

Webanimal
www.webanimal.com.br




Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016