Cadastre seu e-mail e receba informativos
Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia para o dono
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinários
 TV Webanimal videos



Curiosidades da Vida Animal - Fauna Brasileira

Nesta seção, um pouco da vida selvagem e seus aspectos mais curiosos. Nenhuma espécie mostrada aqui deve ou pode ser criada como um animal de estimação.

Quati

1. FICHA DO BICHO:
Nomes vulgares: Quati, Cuatí ou Coatí
Origem do Nome: Na Língua Tupi-guarani, onde Kua'ti significa "o que tem riscas no corpo"
Ordem: Carnívora (Carnívoros)
Família: Procyonidae
Gênero e Espécie: Nasua nasua L. Deriva da palavra latina nasus = "nariz"

2. COMO É O BICHO?
O quati é um carnívoro que mede 75 centímetros de comprimento, sem sua cauda que mede 55 cm. Pesa de 3 a 6 kg. Sua pelagem é formada por pêlos compridos e abundantes, e sua coloração varia de cinza escuro ao marrom avermelhado, sendo que dos lados sua pelagem é mais clara e sua barriga mais escura (ruiva). Em sua cabeça destacam-se 2 riscas e algumas manchas brancas arredondadas ao redor dos olhos. Suas orelhas possuem as bordas amareladas. Seu focinho e, principalmente sua patas dianteiras, que são menores que as traseiras, são pretas. Apresenta também de 7 a 8 anéis claros ao redor de sua cauda. O órgão mais sensível do quati, é com certeza seu nariz, que é móvel e muito alongado. Possui dentes e garras poderosíssimas.

Vivem 12 ou mais anos, atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade. Possuem uma gestação de 67 a 73 dias, dando a luz de 3 a 5 filhotes.

3. O QUE O BICHO FAZ?
Quando caça, o quati escava a terra com suas patas dianteiras, enfia seu focinho nos buracos escavados, na tentativa de encontrar alguns alimentos de seu variado cardápio, como larvas de insetos, minhocas, pequenos roedores e raízes. Alimentando-se também de frutas, sementes, lagartos e aves, principalmente seus ovos, que são seu grande desejo. É capaz de segurar um ovo com sua patas, furar a casca com seus dentes e sugar o interior, sem deixar que apenas uma gota caia ao chão. Motivo pelo qual costuma visitar galinheiros.

Por ter uma rica variedade de alimentos em seu cardápio, o quati é considerado "onívoro" e não simplesmente um carnívoro. É capaz de identificar coisas moles ou duras, frias ou quentes. Quando próximo de áreas urbanas, invade casas para xeretar, abrindo caixas, latas e até mesmo torneiras de gás do fogão. É considerado um dos grandes destruidores de lavouras, como as de milho.

Existem no mundo duas espécies de quatis conhecidas. A espécie brasileira é o Nasua nasua, que é encontrado em muitas regiões do Brasil, e também da América do norte até a Argentina. A outra espécie é o Nasua nelsoni, que encontra-se em regiões da América central. Habita as florestas densas e cerrados. E como é ágil nas árvores, o quati costuma dormir sobre estas, cochilando com seu nariz escondido em sua barriga. Percorrem a mata durante o dia em grupos de 10 a 20 indivíduos. Sempre que se sentem em risco e quando estão à procura de alimento, os quatis andam com suas caudas levantadas. Os machos expulsos do bando, recebem o nome de "Quati-mundéo", e passam a viver fora do grupo, mas sempre que podem o seguem. Os demais que vivem em bandos, são denominados "Quatis-de-vara". São animais sociáveis entre eles, que não gostam muito de briga. Em situações de perigo, o quati costuma se enrolar como uma bola, para que possa se proteger de seu inimigo.

4. CURIOSIDADES DO BICHO:
A curiosidade deste gracioso animal é que quando um bando de quatis é perseguido por um caçador acompanhado por seus cães, estes sobem rapidamente para o alto de uma árvore. E ocorrendo o tiro, caem todos juntos ao chão, protegendo seu focinho e saem correndo por mata adentro. O animal que é ferido, também os acompanha para ficar longe das mãos do caçador e seus cães. O caçador muitas vezes fica extremamente confuso, não acreditando no que aconteceu. Os quatis são perseguidos até hoje, por sua pelagem, carne e prejuízos causados às lavouras.

Clique aqui para conhecer outras espécies


Luccas Longo
Biólogo e Professor
www.observaes.blogspot.com/
Especialista em Bioecologia e Conservação - UNIMEP
Mestrado em Recursos Florestais - ESALQ/U

Webanimal
www.webanimal.com.br

versão para imprimir




lado1
pixel

livro

pixel
lado2

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo



quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2014