/ O primeiro dia do cão em casa - Webanimal.com.br
 

 
   

Cadastre seu e-mail e receba informativos


Menu de Artigos

 Guia para iniciantes
 Guia avançado
 Adestramento
 Castração
 Cães de trabalho
 Cães famosos
 Cães pelo mundo
 Campanha anti-caca
 Cinofilia/criação
 Comportamento
 Cuidados gerais
 Dermatologia
 Diagnósticos
 Doenças
 Dogcast (podcast)
 Dúvidas frequentes
 Entidades protetoras
 Fotografia animal
 Gente que faz
 Geriatria
 Legislação
 Medicina Veterinária
 Nutrição
 Odontologia
 Oncologia
 Operação anti-caca
 Parasitas
 Primeiros socorros
 Posse responsável
 Proteção animal
 Raças populares
 Raças interessantes
 Reprodução
 Teste seu Cão
 Tratamentos
 Zoonoses


Menu de Serviços

 Achados e perdidos 
 Adoção
 Álbum de Fotos
 Amizades
 Cadastro de Pet Shop
 Cãorreio sentimental
 Doação
 Dogcast
 Histórias
 Página Animal
 Pesquisar estudantes
 Pesquisar veterinário
 TV Webanimal/Videos



A chegada do filhote

O primeiro dia do cão em casa

Ele chegou! O tão esperado filhotinho. Mas, e agora? O que fazer com ele? Onde ele vai dormir? Ele está fazendo xixi por toda a casa! Todos os filhotes sofrem estresse pela separação da mãe e a mudança de ambiente. O mesmo acontece com cães adultos que mudam de casa ou dono. A primeira decisão é a escolha do local definitivo onde o cãozinho irá ficar. Coloque ali uma caminha, recipientes para água e comida, e um brinquedo. Se possível traga alguma coisa da antiga casa dele, como um cobertor, para que ele sinta-se familiarizado com o cheiro.

Seja paciente por que aos poucos ele aprenderá as regras da casa. Dê atenção e carinho para diminuir o estresse. Mas sem exageros, sem pegá-lo no colo o tempo todo.


É tentador entrar em um pet shop e comprar tudo que se vê pela frente. E tem muita coisa bem legal! Mas vá com calma. Comece com pelo básico. A caminha deve ser a mais simples, por que o filhote vai destruir. Pode esperar! A ração deve ser a mesma que ele comia no canil. Uma bolinha é o melhor brinquedo para ele. Aqueles que fazem barulho, só vão deixá-lo agitado, assustado ou confuso. Deixe para mais tarde, quando ele já estiver acostumado com a casa.

Nas primeiras noites ele certamente irá chorar, uivar e arranhar a porta "clamando" por companhia. Isso é natural, uma vez que ele vivia numa matilha formada pela mãe e os irmãos. De repente, ele se vê sozinho, vai reclamar. Não ceda, deixe-o chorar e repreenda-o uma só vez, depois não apareça mais por lá.

Pode parecer cruel, mas se você deixar o filhote dormir em seu quarto ou ficar com ele no colo nas primeiras noites, você estará começando tudo errado!
Seu cão se tornará dependente de companhia e, toda vez você tiver que sair, ele não aceitará ficar sozinho em casa, e fará um escândalo. Aí o choro, o latido e o uivo serão para a vida toda. Aguente por alguns dias. Se ele for do tipo escandaloso, coloque-o num local da casa onde os vizinhos não fiquem incomodados com o choro.

Livro recomendado:

Como escolher e cuidar de um filhote!

O filhote pode ficar um pouco amuado e não querer comer. Mas isso só no primeiro dia, se ele continuar assim, comunique o canil. Não aceite como resposta "é assim mesmo". Não é! Filhotes são ativos e gostam de correr e brincar. Também dormem bastante. É bem diferente de ficar quieto num canto o tempo todo. Tem algo errado!

Outro grande dilema de todo dono de primeira viagem: "como ensinar o filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo?". É muito fácil resolver. Clique aqui e veja como fazer.

Impondo regras desde o início, em poucos dias ele se acostumará com tudo, inclusive a dormir sozinho. Ofereça a mesma alimentação que ele comia no canil e, se quiser mudá-la, faça-o gradativamente. Passados dois ou três primeiros dias, é hora de levá-lo ao veterinário para um exame completo e demais orientações.


silvia
Silvia Parisi
médica veterinária (CRMV SP 5532)

 

Webanimal
www.webanimal.com.br




Livro sobre cães
lado1
pixel

Livro Crônicas para ler com seu cachorro

pixel
lado2
vazio

Guia de Primeiros Socorros

Diário do Dudu
A volta ao mundo




quem somos | fale com a gente
Webanimal é marca registrada da Realty Informática Ltda.
Proibida a reprodução de artigos sem prévia autorização ©Copyright 1998 - 2016